A Letónia tornou-se independente da União Soviética em 1991.
Situada na região do Mar Báltico, a Letónia é um país de baixo relevo com vastas áreas florestais que fornecem madeira para os sectores da construção e da indústria do papel. A natureza apresenta uma grande variedade de fauna selvagem. A Letónia produz bens de consumo, têxteis e máquinas-ferramenta.
A população é composta por letões (59%) e russos (29%), mais de um terço dos quais vivem na capital, Riga. Fundada em 1201, Riga, que conta 730 000 habitantes, é a maior das cidades dos três Estados Bálticos, sendo a sua estátua da Liberdade da Europa, com 43 metros de altura, uma das mais altas da Europa.
Neste trabalho realizado em 2005, um ano depois da entrada do país na União Europeia, o jornalista Pedro Ribeiro, apresenta uma Grande Reportagem sobre a Letónia, e cinco peças que apresentam as principais atracções deste estado báltico. Por aqui pode fazer uma viagem pelo centro histórico, património da humanidade, e ficar a conhecer a imponente Igreja de S.Pedro, o Museu de História e Navegação, o Museu de Ocupação da Letónia, a Casa das Cabeças Negras, a principal estância balnear, situada em Jurmala, a escassos trinta minutos da capital Riga, e ainda, toda a Região Sul da Letónia famosa devido à grande quantidade de lagos. Já agora se for à Letónia não perca a nível de gastronomia o repolho azedo com carne de porco. O nome pode não agradar, mas, o prato é de chorar por mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário