quinta-feira, 24 de abril de 2008

Especial Minas da Panasqueira - 2004

As Minas da Panasqueira, situadas no concelho da Covilhã, são as maiores minas subterrâneas do mundo, com mais de 12 mil quilómetros de túneis escavados pelo homem. Se descermos a 200 metros de profundidade, encontramos volfrâmio, um dos mais valiosos metais.

Grécia - Grande Reportagem 2004

Regressei a Atenas, capital da Grécia, em 2004, para elaborar alguns trabalhos sobre a integração do país na União Europeia e sentir também como estavam a decorrer os preparativos para mais uma edição dos Jogos Olimpicos que começaram no dia 13 de Agosto.
A Grécia, o país mais meridional dos Balcãs, entrou na União Europeia em 1981. Na altura, o povo não aceitou da melhor forma a integração. Dizem que não trouxe beneficios imediatos, talvez um dia mais tarde...e falam do milagre da economia portuguesa.
Na área desportiva, onze mil atletas oriundos de duzentos países, participaram em 2004 no regresso dos Jogos Olimpicos a Atenas. O evento foi acompanhado por cerca de seis mil jornalistas e com segurança apertada e reforçada: quarenta e cinco mil polícias.
A cidade de Atenas com quatro milhões de habitantes foi virada do avesso. As obras, à semelhança da poluição, eram visiveis em cada esquina da capital grega.
3 peças de Pedro Ribeiro

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Especial Figueira da Foz - 2004

A Figueira da Foz é a segunda maior cidade do distrito de Coimbra com cerca de 27 742 habitantes.
É considerada a "Rainha da Costa de Prata" devido às suas praias extensas e com areia clara.
Recentemente o Cabo Mondego foi declarado Monumento Nacional.
O concelho da Figueira da Foz tem 378,21 km² de área e 63 372 habitantes, dados de 2006, e está subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Cantanhede, a leste por Montemor-o-Velho e Soure, a sul por Pombal e a oeste tem litoral no Oceano Atlântico.
A Figueira da Foz fica, portanto, situada no litoral atlântico, junto à foz do Rio Mondego, e é um dos centros turísticos mais importantes de Portugal, com um dos maiores casinos do país, uma praça de touros, um enorme areal com equipamentos lúdicos e desportivos, onde por diversas vezes já se realizou o Mundialito de Futebol de Praia e uma animada vida nocturna.
A maior parte dos veraneantes vêm de Coimbra, das Beiras e da Estremadura espanhola.
A população activa reparte-se entre as várias actividades económicas da região, com destaque para a pesca, indústria vidreira, actividades ligadas ao turismo, construção naval, produção de celulose, indústria de sal e, como não podia deixar de ser, a agricultura.
Se viajar até à Figueira da Foz não deixe de visitar o forte de Santa Catarina, e os museus do Mar e Santos Rocha, para além da Casa do Paço.
Quem desde muito cedo está ligado à Praia da Claridade é o conhecido loucutor das manhãs da Antena 1, António Macedo...
4 peças de Pedro Ribeiro

terça-feira, 15 de abril de 2008

Europeu de Futebol 2004

Durante o Campeonato da Europa que se realizou em Portugal no ano de 2004, acompanhei muito de perto a selecção da Letónia.
Apesar de ter eliminado no play-off a selecção da Turquia, terceira classificada no Campeonato do Mundo de 2002, a Letónia chegou ao europeu como uma verdadeira desconhecida. Pelo menos para o público português. Os letões estavam conscientes das dificuldades que iriam encontrar nos três jogos.
Após uma longa viagem de avião entre Riga e Lisboa, a equipa de leste instalou-se numa unidade hoteleira da Curia quatro dias antes da estreia no europeu. A comitiva não trouxe cozinheiro, optando pela tradicional cozinha portuguesa
O sorteio não foi favorável à selecção de leste. A Letónia mediu forças com a Republica Checa (1-2), a Alemanha (0-0) e a Holanda (0-3) no jogo decisivo. Nos dois primeiros jogos, e tendo em conta que defrontou duas selecções poderosas, os resultados não foram maus.
Apesar da Letónia ter perdido no primeiro jogo, o adversário - Republica Checa - não ganhou para o susto. Estiveram a perder por uma bola a zero, mas, depois deram a cambalhota ao marcador.
Em três jogos da primeira fase do europeu a Letónia averbou duas derrotas (Holanda e Republica Checa) e um empate (Alemanha). Deixaram simpatia, muita garra no relvado naquela que foi a primeira participação num campeonato da europa de futebol.
11 peças de Pedro Ribeiro

domingo, 13 de abril de 2008

Letónia - Grande Reportagem 2005

A Letónia tornou-se independente da União Soviética em 1991.
Situada na região do Mar Báltico, a Letónia é um país de baixo relevo com vastas áreas florestais que fornecem madeira para os sectores da construção e da indústria do papel. A natureza apresenta uma grande variedade de fauna selvagem. A Letónia produz bens de consumo, têxteis e máquinas-ferramenta.
A população é composta por letões (59%) e russos (29%), mais de um terço dos quais vivem na capital, Riga. Fundada em 1201, Riga, que conta 730 000 habitantes, é a maior das cidades dos três Estados Bálticos, sendo a sua estátua da Liberdade da Europa, com 43 metros de altura, uma das mais altas da Europa.
Neste trabalho realizado em 2005, um ano depois da entrada do país na União Europeia, o jornalista Pedro Ribeiro, apresenta uma Grande Reportagem sobre a Letónia, e cinco peças que apresentam as principais atracções deste estado báltico. Por aqui pode fazer uma viagem pelo centro histórico, património da humanidade, e ficar a conhecer a imponente Igreja de S.Pedro, o Museu de História e Navegação, o Museu de Ocupação da Letónia, a Casa das Cabeças Negras, a principal estância balnear, situada em Jurmala, a escassos trinta minutos da capital Riga, e ainda, toda a Região Sul da Letónia famosa devido à grande quantidade de lagos. Já agora se for à Letónia não perca a nível de gastronomia o repolho azedo com carne de porco. O nome pode não agradar, mas, o prato é de chorar por mais.

sábado, 12 de abril de 2008

Serviço Genética Médica - Grande Reportagem 2006

O Laboratório de Medicina de Reprodução foi criado por Agostinho Almeida Santos em 1985 e funcionou durante muito tempo no velho Hospital da Universidade de Coimbra. Este laboratório ajudou a nascer nos últimos vinte anos cerca de 17 mil crianças.
Hoje, este laboratório já cedeu o seu lugar ao Serviço de Genética Médica e Reprodução dos HUC que é liderado por Ana Teresa Almeida Santos.
A Grande Reportagem mostra o trabalho desenvolvido em redor de homens e mulheres que vêm um pouco de todo o país à procura de uma solução.
Em Portugal, 15% dos casais são estéreis...
Produção, Edição e Sonorização de Pedro Ribeiro

Inferno no Piódão - 2005

Inferno no Piódão, retrata quatro dias e quatro noites, vividas pela população desta aldeia de xisto, situada no concelho de Arganil, distrito de Coimbra.
O trabalho dos bombeiros, a angústia de quem não arredou pé apesar de rodeado pelas chamas, e o testemunho de quem foi evacuado.
Tudo aconteceu no Verão de 2005. São cinco minutos e alguns segundos arrepiantes.

Os Olhos do Dono - Grande Reportagem 2006

A Associação Beira-Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual, com sede em Mortágua, é a única escola em Portugal a treinar cães-guia para cegos.
Os cães de raça labrador são educados durante dois anos para conduzir o dono em segurança nas suas deslocações. Um cão-guia é um animal adestrado para guiar pessoas cegas ou com deficiência visual grave, ou auxiliá-los nas tarefas caseiras.
Durante a condução dos deficientes visuais o cão deve ter a capacidade de discernir eventuais perigos, como por exemplo, obstáculos suspensos, o que requer cães de inteligência bastante elevada e treinamento avançado.
Os Olhos do Dono, Grande Reportagem produzida em Janeiro de 2006, apresenta o trabalho realizado pela escola com destaque para o treino do labrador, e recolhe ainda, testemunhos de invisuais que têm no cão-guia o mais fiel companheiro.
Produção, Edição e Sonorização de Pedro Ribeiro

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Ilhas de Pobreza - Grande Reportagem 2007

No concelho da Figueira da Foz há mais de uma centena de famílias em exclusão social precoce.
Vivem no centro da cidade em bairros de lata, em Lavos junto à praia, e até em barracões no pinhal.
Muitas mulheres vivem sózinhas. Isoladas do Mundo. Com passado, mas, sem futuro.
A Grande Reportagem Ilhas de Pobreza, realizada em 2007, divulga o dia a dia de mulheres que têm como único objectivo sobreviver e o trabalho realizado no terreno por um grupo de assistentes sociais da Casa Nossa Senhora do Rosário.
A última mulher que surge na reportagem, vivia isolada, no pinhal, a caminho da vila de Quiaios. Faleceu no início de 2008, vítima de doença prolongada.
Produção, Edição e Sonorização de Pedro Ribeiro

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Ouvindo as Estrelas 1986-1989


Ouvindo as Estrelas foi um programa da Radio Santa Cruz, que esteve no ar, nesta estação, entre 1986 e 1988. Apresentado por Pedro Ribeiro, Ouvindo as Estrelas, transitou mais tarde para a radio 90 fm, onde durante mais um ano chegou a casa dos ouvintes.
Ouvindo as Estrelas, ficou conhecido pelo género de música calma que apresentava, ou não estivéssemos nos finais dos anos 80.
Para além da música, o programa radiofónico Ouvindo as Estrelas, deu a conhecer também o trabalho de jovens promessas na área da literatura. Este programa foi para o ar pela última vez na Radio Santa Cruz, em Dezembro de 1988, e acabou por deixar as ondas hertzianas no dia em que a 90 fm fechou portas.
O programa que reproduzo neste blog (14 Dezembro de 1988) tem cerca de uma hora e cinquenta minutos e está dividido em quatro partes. Para ouvir cada uma das partes, basta clicar sequencialmente ao longo deste texto no nome do programa.




Pedro Ribeiro

quarta-feira, 9 de abril de 2008

25 Abril 1974 - Grande Reportagem 2007

Em 25 de Abril de 1974 o Movimento das Forças Armadas (MFA) derrubou o regime de ditadura que durante 48 anos oprimiu o Povo Português. Nessa madrugada do dia inicial, inteiro e limpo (como poetizou Sophia de Mello Breyner) os militares de Abril foram claros nas suas promessas: terminara a repressão, regressara a Liberdade, vinha aí o fim da guerra e do colonialismo, vinha aí a democracia.
Com tudo isso, a Revolução dos Cravos pôs fim ao isolacionismo a que Portugal estava condenado há já vários anos e ajudou ao nascimento de novos países independentes. Constituindo-se o movimento pioneiro de enormes transformações democráticas em todo o mundo e demonstrando que as Forças Armadas não estão condenadas a ser um instrumento de opressão, podendo, pelo contrário, ser um elemento libertador dos povos.
Democratizar, Descolonizar e Desenvolver foi o lema que então fez regressar Portugal ao fórum das nações livres e amantes da paz.
Ao cumprir todas as suas promessas, os capitães de Abril transformaram o seu acto libertador numa acção única na História da Humanidade. Disso se orgulham, nisso se revêem. Porque se não pode apagar a memória, porque importa ter presente a razão de ser do 25 de Abril, a A25A, assumindo-se como herdeira dos que tudo arriscaram para a libertação dos seus concidadãos, convida-o a conhecer a História desses acontecimentos.

O Presidente da Direcção
Vasco Lourenço
in site Associação 25 Abril